SAC 0800 722 8333

Banner

Atendimento

Perguntas Frequentes

    Serviços

  • Como retirar a segunda via do boleto pelo site?

    Planos individuais/familiares: Deve acessar o Portal do Beneficiário (Serviços Online – Para Você – Portal do Beneficiário), com o nº da carteirinha e data de nascimento.

    Planos empresariais ou Medicina do Trabalho: se não receber por email, deve entrar em contato com o Analista de Relacionamento da conta empresarial (54) 2992-5150.

  • Como faço para solicitar débito em conta?

    Para solicitar Débito em Conta Corrente o titular do plano deverá solicitar pessoalmente ao Espaço do Cliente Individual (Avenida Júlio de Castilhos nº 2307 sala Térrea Centro Clínico Del Mese). Com apresentação de documentos pessoais e cartão do banco . Disponíveis para os bancos Santander e Banco do Brasil.

  • Como solicitar a 2ª via da carteirinha do plano?

    Plano individual/familiar: através do SAC 0800.722.8333, email cadastro@fatimasaude.com.br ou pessoalmente, no setor de Cadastro (Rua Feijó Junior, 778 / 7º andar – Edifício São Carlos – Caxias do Sul, RS).

    Plano empresarial: Solicitar no RH da empresa.

  • Quais são os médicos que atendem o meu plano?

    Para ter a informação sempre atualizada, você deve consultar o site da operadora e clicar em “ACESSE NOSSO GUIA MÉDICO”. Isso também pode ser feito em seu smartphone, por meio do aplicativo Fátima Saúde Mobile, disponível para Android e IOS.

  • Como sei qual a modalidade do meu plano de saúde?

    A informação consta na carteirinha do plano. Ou você pode contatar o SAC 0800.722.8333 (informando seu nome completo e CPF) ou acessando o Portal do Beneficiário.

  • Como fazer o cancelamento do plano de saúde?

    Planos individuais/familiares: o titular pode solicitar pelo SAC 0800.722.8333, pelo chat disponível no site ou se dirigir ao Espaço de Cliente Individual (Av. Júlio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS), em posse de documento com foto.

    Planos empresariais: o beneficiário deve entrar em contato com o RH da empresa.

  • Atendimento

  • Quais os horários de atendimento do Fátima Saúde?

    Central de Autorizações: 08h às 18h30 (sem fechar ao meio-dia);

    Cobrança e reembolso: 8h às 12h, 13h às 17h45;

    Vendas empresarial: 8h15 às 11h45, 13h15 às 17h45;

    Espaço do Cliente Individual: 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;

    Espaço do Cliente Individual (São Marcos): 8h às 12h e das 13h15 às 18h;

    Espaço do Cliente Individual (Flores da Cunha): 8h às 12h e das 13h15 às 18h;

    Cadastro: 8h às 11h45, 13h15 às 17h45;

    SAC 0800.722.8333: 24h.

  • Onde encontro plantão gineco-obstétrico em Caxias do Sul?

    Atendimento 24h junto ao plantão do Hospital do Círculo, na Rua General Arcy da Rocha Nóbrega, 421 – Jardim América.

  • Onde encontro plantão pediátrico em Caxias do Sul?

    Plantão Pediátrico Fátima Saúde: atendimento 24h junto ao plantão do Hospital do Círculo, na Rua General Arcy da Rocha Nóbrega, 421 – Jardim América, Caxias do Sul - RS.

    Plantão da Criança: atendimento de segunda a domingo das 8h às 20h na Rua Pinheiro Machado, 2.738. Atende as modalidades de plano Diferencial Flex, Executivo e Personale, somente para a realização de consultas, não disponibiliza serviços de ambulatório.

  • O que é o Centro Integrado Fátima Saúde?

    O Centro Integrado Fátima Saúde é um centro de cuidados com o beneficiário Fátima Saúde. Um novo conceito em gestão da saúde, criado para oferecer toda a facilidade, orientação e acompanhamento para o beneficiário, sempre com foco na sua saúde. Neste modelo de atendimento, estruturado com base na atenção primária à saúde, o paciente e suas necessidades estão no centro das prioridades. O papel do Centro Integrado Fátima Saúde passa a ser de fornecer cuidados coordenados, integrados e eficientes, trabalhando em conjunto com a rede prestadora. O fluxo de atendimento no Centro Integrado se dá, basicamente, em três etapas:

    Acolhimento: nesse momento, um profissional técnico em enfermagem verifica os sinais vitais e do beneficiário, atualiza seu histórico médico e realiza as orientações para o atendimento;

    Atendimento: após a verificação dos sinais vitais, é feito o atendimento com o profissional de saúde previamente agendado. O tempo da consulta é fator determinante para que possa ser feita uma análise adequada da situação.

    Orientação ou CheckOut: finalizado o atendimento com o profissional da saúde, o paciente passa por uma equipe encarregada de esclarecer eventuais dúvidas que tenham ficado e realizar todo o encaminhamento e orientações necessárias, agendamento especialistas na rede credenciada ou encaminhando a realização de exames, conforme o caso. O beneficiário sai do Centro Integrado com todo o encaminhamento e orientações, já com a data de retorno agendada, se necessário.

    O Centro Integrado conta, atualmente, com atendimento de clínica médica, medicina de família, cardiologia e psiquiatria (mediante encaminhamento), endocrinologia, ortopedia (mediante encaminhamento) e dermatologia. Além disso, possui o Espaço da Mulher e da Criança, que contempla atendimento de ginecologia e pediatria. Outro espaço para acompanhamento dos beneficiários é o Núcleo de Psicologia e Nutrição, parte do LIFEPrev, centro de promoção da saúde.

  • Qual o prazo para reconsulta, sem que ocorra nova cobrança de coparticipação?

    Em geral, para atendimentos de urgência / emergência, o prazo de reconsulta é de 48 horas.

    Já para atendimentos eletivos (em consultório), o prazo é de 15 dias.

    IMPORTANTE: a reconsulta é válida quando o atendimento se der dentro do prazo estipulado pelo local de atendimento e para a mesma patologia da consulta inicial. Dúvidas em relação a isso devem ser esclarecidas na operadora ou diretamente no local de atendimento.

  • Carência

  • Quais são os períodos de carência determinados por lei?

    24 horas para urgência e emergência;

    30 dias para consultas eletivas;

    180 dias para internação, uso de materiais especiais, órteses e próteses;

    300 dias para parto;

    02 anos para doenças pré-existentes (conforme patologia).

  • Como solicitar carta de carência?

    Deve ser solicitada pessoalmente, pelo titular do plano, ao Espaço de Cliente Individual (Av. Julio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS).

  • Autorizações

  • Somente quem irá realizar o exame/procedimento pode solicitar autorização no plano?

    A solicitação pode ser encaminhada por qualquer pessoa, desde que apresentem os documentos necessários para autorização (documento pessoal com foto, carteirinha do beneficiário e solicitação médica).

  • Quais os prazos máximos para atendimento?

    • Exames de análises clínicas - 03 (três) dias
    • Consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) - 07 (sete) dias
    • Demais serviços de diagnóstico/terapia em regime ambulatorial e Consulta/Sessão com outras especialidades (fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta). - 10 (dez) dias
    • Consulta nas demais especialidades médicas - 14 (quatorze) dias
    • Procedimentos de alta complexidade (PAC) e Internação eletiva (agendada) - 21 (vinte e um) dias

    Importante: O atendimento poderá ser realizado por qualquer profissional ou estabelecimento de saúde que faça parte da rede de prestadores da operadora contratada e não por prestadores específicos da preferência do consumidor. Caso o consumidor não abra mão de ser atendido por um determinado profissional ou estabelecimento, será necessário aguardar a disponibilidade de agenda desse especialista.

  • Qual o prazo para realizar os exames/procedimentos após autorização da guia?

    Após autorizada a Guia SP/SADT ou a Guia de Internação, a validade da mesma é de 60 dias.

  • Como procedo para consultar com psicóloga ou nutricionista?

    É necessário encaminhamento médico. Após, deverá autorizar a guia na Central de Autorizações (Av. Julio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS). Será efetuado o agendamento e demais orientações necessárias.

  • Posso realizar exames com a requisição de um médico não credenciado à rede Fátima Saúde?

    Sim, pode. Como acontece com solicitações de médicos credenciados, qualquer solicitação de exames feita por médico não credenciado também passará por avaliação quanto à sua cobertura pelo Rol da ANS e critérios de auditoria.

  • Planos de Saúde

  • Quais a modalidades de plano de saúde que o Fátima Saúde dispõe?

    Temos três tipos de rede de atendimento:

    Rede hierarquizada: modelo de plano que preconiza a atenção primária em saúde, com acesso à rede especializada através de avaliação e encaminhamento (se necessário) de um profissional de medicina de família ou clínica médica do Centro Integrado Fátima Saúde (as especialidades de pediatria, ginecologia, obstetrícia e oftalmologia podem ser acessadas diretamente na rede credenciada, conforme escolha do/a beneficiário/a);

    Rede tradicional: planos que possibilitam o acesso direto à rede credenciada Fátima Saúde, além dos profissionais disponíveis no Centro Integrado;

    Rede liberdade de escolha: além de uma rede credenciada ampliada e os profissionais do Centro Integrado, o beneficiário também pode consultar prestadores não credenciados (dentro da área de abrangência). Posteriormente, mediante apresentação de comprovantes, é realizado reembolso (conforme tabela Fátima Saúde, prevista em contrato).

  • Como funciona o plano Referencial?

    O PLANO REFERENCIAL oferece um conceito único e diferenciado de cuidado e atenção integral com a saúde, com acesso aos serviços de saúde pelo Centro Integrado Fátima Saúde (apresentado no item “ATENDIMENTO”).

    Quando você precisar de atendimento médico, que não seja urgência/emergência, deverá realizar uma consulta com um profissional de clínica médica ou medicina de família, que será seu médico de referência. Este profissional irá avaliar a situação e, caso seja necessário, irá lhe encaminhar para a rede especializada ou para a realização de exames/procedimentos. Após a consulta, a própria equipe do Centro Integrado irá agendar a consulta ou exames, conforme orientação. Os atendimentos são realizados no Centro Integrado, sem atrasos, com agendamento via telefone ou pelo aplicativo Fátima Saúde Mobile, tempo adequado de consulta e utilização de prontuário eletrônico.

    Nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, pediatria e oftalmologia, você pode agendar consultas diretamente no consultório do seu médico de preferência.

  • Como faço para incluir dependentes no plano?

    Planos individuais/familiares: o titular deve se dirigir ao Espaço de Cliente Individual (Av. Julio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS) em posse de documento com foto e documentos que comprovem o vínculo familiar e solicitar a inclusão. Para não haver geração de fatura para o mês seguinte, a solicitação deve ser feita até o dia 20 de cada mês.

    Planos empresariais: o beneficiário deve entrar em contato com o RH da empresa.

  • O titular pode contratar modalidade diferente de plano para seus dependentes?

    Não. Os dependentes estão vinculados à modalidade de plano de saúde do titular.

  • Estou saindo da empresa (demissão ou aposentadoria). Como devo fazer para contratar o benefício de aposentado/demitido do plano de saúde empresarial?

    Caso tenha sido demitido sem justa causa, deve dirigir-se Espaço do Cliente Individual (Av. Julio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS).

    Documentos necessários: Documento de identidade, CPF, comprovante de endereço, termo de rescisão e carta de aposentadoria (se for o caso), últimos três contracheques, carteira de Trabalho e termo de continuidade do plano.

    Se houver dependentes, os documentos abaixo são necessários:

    Documento de identidade, CPF (acima de 6 anos é obrigatório), certidão de Nascimento (se menor de idade).

    IMPORTANTE: O prazo para encaminhamento do benefício é de até trinta (30) dias do aviso prévio.

  • Reajuste, Coparticipações e Reembolso

  • Quais são os reajustes existentes para contratos de planos de saúde individuais/familiares?

    Reajuste anual: realizado na data de aniversário do contrato. O valor é estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Reajuste por mudança de faixa etária: quando o beneficiário faz aniversário e ocorre mudança de faixa etária, conforme tabela abaixo.

    • Faixa 1 - 0 a 18 anos
    • Faixa 2 - 19 a 23 anos
    • Faixa 3 - 24 a 28 anos
    • Faixa 4 - 29 a 33 anos
    • Faixa 5 - 34 a 38 anos
    • Faixa 6 - 39 a 43 anos
    • Faixa 7 - 44 a 48 anos
    • Faixa 8 - 49 a 53 anos
    • Faixa 9 - 54 a 58 anos
    • Faixa 10 - 59 anos ou mais

    Observação: consulte planos contratados antes de 2004.

  • Qual o valor de coparticipação em consultas e exames?

    O valor de coparticipação depende da modalidade contratada, conforme consta no contrato. Exames/procedimentos têm variação, conforme códigos.

  • Como faço para ter informações sobre valores de exames/procedimentos?

    Os valores de coparticipações de exames podem ser informados pelo próprio prestador no momento da emissão da autorização pelo Portal do Prestador.

    Para procedimentos, deve-se levar o laudo médico na Central de Autorizações (Av. Julio de Castilhos, 2307/térreo – Centro Clínico Del Mese – Caxias do Sul, RS). Somente após o laudo médico passar por auditoria médica da operadora pode-se informar e existência ou não de valor de coparticipação.

  • Qual o valor de reembolso para consulta fora da rede credenciada?

    Conforme consta no contrato do seu plano. Depende da modalidade contratada.

Não encontrou o que queria?

Entre em contato conosco selecionando um dos nossos canais de atendimento abaixo: