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Solicitação de Cancelamento de Plano de Saúde

Para cancelamento de contrato de plano de saúde, o titular deve entrar em contato com a operadora através dos canais abaixo:

  • Telefone: SAC 0800-7228333, disponível 24 horas/dia;
  • Chat online: disponível no site, no canto inferior direito;
  • Presencial: Vendas Individual, localizado na Av. Júlio de Castilhos, 2307/térreo (Centro Clínico DelMese). Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h.
  • Espaço do Cliente Fátima Saúde (São Marcos): Av. Venâncio Aires, 1035. Fone (54) 3291.9191.
  • Espaço do Cliente Fátima Saúde (Flores da Cunha): Rua Borges de Medeiros, 1771/sala 01. Fone (54) 3292.1618.

Entretanto, é essencial que o titular tenha conhecimento quanto aos impactos de tal solicitação. Em virtude disso, e conforme estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) através da RN 412/2016, seguem informações abaixo.

Caso queira ingressar em novo plano de saúde, a operadora poderá exigir o cumprimento de novos prazos de carência, preenchimento de nova declaração de saúde, e eventual cumprimento de Cobertura Parcial Temporária – CPT;

Perda do direito à portabilidade de carências, caso não tenha sido este o motivo da solicitação de cancelamento ou exclusão do contrato;

Efeito imediato e impossibilidade de desistência do cancelamento/exclusão a partir da ciência da operadora;

São de responsabilidade do beneficiário as mensalidades vencidas, se houver multa contratual e eventuais coparticipações devidas pelos serviços realizados antes da solicitação de cancelamento/exclusão;

São de responsabilidade do beneficiário as despesas decorrentes de eventuais serviços de saúde utilizados após a data da solicitação de cancelamento/exclusão, inclusive nos casos de urgência ou emergência;

A exclusão do beneficiário titular do contrato individual ou familiar não extingue o contrato, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes;

Na exclusão do beneficiário titular do contrato coletivo empresarial ou coletivo por adesão, a permanência ou não dos seus dependentes no plano coletivo deve seguir as disposições contratuais;

A operadora não está obrigada a arcar com as despesas de eventuais procedimentos, ainda que já tenham sido autorizados, que venham a ser realizados após a solicitação de cancelamento/exclusão do contrato.

Cartilha ANS: Cancelamento ou exclusão de contrato de plano de saúde