SAC 0800 722 8333

Banner

Para Você

Medicina Preventiva

Promover a qualidade de vida dos beneficiários e clientes empresariais por meio da promoção e proteção à saúde é a proposta da Medicina Preventiva do Fátima Saúde.

Em um espaço aconchegante e com localização central, os programas da Medicina Preventiva levam os beneficiários a um conjunto de ações educacionais e práticas de vida, conscientizando-os sobre prevenção de doenças, promoção da saúde, além de cultivar o interesse por mudanças de hábitos e por cuidados pessoais.

Para isso, criou-se em 2016 o Programa "Ciclos da Vida", que é constituído por propostas voltadas à educação e atenção integral em saúde para todas as idades, sendo que os beneficiários portadores de doenças crônico-degenerativas (como pressão alta, diabetes, obesidade, entre outras) recebem atenção especial.

Os Programas

Ciclo Qualidade de Vida

Objetivo: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações educativas integrais à saúde, voltadas para modificações no padrão alimentar e estilo de vida dos beneficiários que possuam DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), promovendo a conscientização do autocuidado e a adesão às formas de tratamento. Os encontros são semanais para orientação e acompanhamento de pacientes com diabetes, pressão alta, obesidade, e outras doenças de evolução crônica.

Ciclo Gestação da Vida (gestantes e acompanhantes)

Objetivo: Atender preventiva e integralmente às gestantes e companheiros, promovendo uma atenção humanizada e qualificada, através de um trabalho diferenciado que os compreenda na sua totalidade, oportunizando-lhes uma maior qualidade de vida à espera de seu bebê.
São cinco encontros semanais com equipe multidisciplinar (médico, pediatra, enfermeiro, psicólogo, educador físico e oficina de shantala).

Ciclo Mudança de Vida (acompanhamento de cirurgia bariátrica)

Objetivo: Tem por finalidade favorecer o beneficiário que irá realizar ou já realizou a cirurgia bariátrica. Abrange a troca de informações sobre os processos que envolvem a cirurgia, além do cotidiano de ansiedade e compulsão alimentar. Grupo semanal com equipe multidisciplinar com profissionais da psicologia, nutrição, enfermagem e médico de família, atende as diretrizes das ANS.

Ciclo sabor de Infância (crianças)

Objetivo: Realizar processo permanente de educação nutricional para crianças e pais ou responsáveis, incentivando métodos educativos que favoreçam práticas alimentares e estilos de vida saudáveis. Grupo quinzenal multidisciplinar.

Ciclo Sentimentos da Vida (grupo terapêutico com ênfase na terceira idade)

Objetivo: É um espaço de ajuda terapêutica, oferecido aos beneficiários para que possam lidar de maneira satisfatória com os processos ansiosos, aliviando sintomas somáticos na busca da qualidade de vida e bem-estar na terceira idade. Grupo semanal com equipe multidisciplinar.

Ciclo Sabor de Vida (autoestima)

Objetivo: Promover o fortalecimento de seus participantes aos desafios e enfrentamentos do cotidiano da vida, assim como na capacidade de confiar em si mesmo, em seus hábitos de vida e no seu desenvolvimento psicossocial. Grupo semanal com equipe multidisciplinar.

Orientações

Critério de participação dos Programas

Encaminhamento médico, entrevista de saúde e entrevista de acolhimento.

Monitoramento

A Medicina Preventiva também dispõe de profissionais para prestar atendimento aos clientes que precisam controlar regularmente sua pressão arterial, diabetes ou peso.

Atividades Complementares

Os participantes do Programa “Ciclos da Vida" que apresentarem encaminhamento médico e boas condições de saúde (conforme avaliação clínica) podem participar de atividades na academia própria do Fátima Saúde, de forma gratuita (mediante assiduidade no Programa Ciclos de Vida).